O “Novo Ensino Médio”: discutir sem enrolação.

O “Novo Ensino Médio”: discutir sem enrolação.

Creio que há , ao menos, quatro pontos cruciais muito nefastos no NEM: 1. A ideia que a garotada já vai escolher seu futuro entre os 15/17 anos, sem nenhuma realidade ou estágio prévio; 2. Nossas universidades estão com um nível de trancamento em torno de 25% dos...

1964: “Meninos, eu vi!”

1964: “Meninos, eu vi!”

Hoje, com a necessária correção ao poeta Gonçalves Dias, a paráfrase ao grande poema romântico “I Juca-Pirama” deveria ser: “Meninas, Meninos, Meninxs, eu vi!” Pouco importa, em verdade, para a História que vou contar: “...meu canto de morte/amigos ouvi!”. Mais uma...

Terrorismo, uma guerra do tempo presente

Terrorismo, uma guerra do tempo presente

Ao longo do século XX, e já nestas décadas do século XXI, o fenômeno do Terrorismo, mostrou-se uma preocupação central na Política de Defesa e Segurança das Grande Potências, muitas vezes, como depois de 11/09/2001, nos Estados Unidos e dos ataques múltiplos de...

E 1964 foi um Golpe?

E 1964 foi um Golpe?

A Historia das ditaduras latinoamericanas guarda uma perfeita simetria com a política internacional e da dependência das oligarquías agrárias locais com os grandes centros mundiais do capitalismo, suas crises e, em seguida, a Guerra Fria. A crise da hegemonia...

TEMPO PRESENTE:  “Um Tempo de viver e contar”

TEMPO PRESENTE: “Um Tempo de viver e contar”

Sob o norte de Carlos Drummond de Andrade, em seu poema "Nosso Tempo", voltamos a pensar a História do Tempo Presente como essa possibilidade de múltiplos enlaces que do presente explica o passado ou, nas palavras do poeta, que o historiador apropria, rouba e aplica:...