Olá amigxs todxs, bem-vindxs a esse espaço de ideias e de reflexão onde guardo alguns dos meus textos.
 
Sou Francisco Carlos Teixeira da Silva – ou só Chico. Historiador e Cientista Político, nas poucas horas vagas escrevo coisas que gosto, vocês verão alguns desses textos por aqui.
Sou formado em História e Educação pela UFRJ e fiz estudos de Pós Graduação na UFF, USP, na Frei Universität Berlim,  na Technische Universität Berlin  e na La Sapienza.
 
Trabalhei desde o meu mestrado com os grupos subalternos da sociedade: no Sertão do Francisco no século XIX,  nos bairros operários de Berlim e no campo e  porto de Catânia/ Sicilia sob o fascismo, no Recôncavo da Bahia no Século XVIII, na periferia do Rio de Janeiro durante o Estado Novo.
O Centro de minhas preocupações gira em torno da tensao M/C – Modernidade/ Subalternidade e as respostas autoritárias e de-coloniais.
Autores como Frantz Fanon, Alberto Memmi e Aimee Cesaire, a primeira geração  pós-colonial, e Mikhail Bakhtin, Carlo Ginzburg, Christopher Brown são presenças fundamentais na formulação das perguntas básicas que faço às fontes.
 
Sou um historiador de arquivos. Gosto de papéis velhos, sejam do Arquivo Nacional, da Biblioteca Nacional, do Arquivio Centrale del Stato, do Preussische Geheime Staatsarchiv ou o Arquivo Público do Rio de Janeiro, do qual fui diretor.
 
É isso, sejam bem-vindos!